Logotipo do Curso ‘Entomologia na Escola – Versão 3’

Olá professor/a e alunos/as temos a versão do Entomologia na Escola (Versão 3) onde iremos buscar, no final do curso, a montagem de um formigueiro didático para que seja usado na Escola Estadual Indígena Júlio Pereira por professores/as e alunos/as das várias áreas.

Ao utilizarmos modelos “in vivo“, como é o caso do formigueiro didático de Atta sp ou Acromyrmex sp, possibilita-se a aproximação dos alunos da Escola Estadual Indígena Júlio Pereira, no município de Uiramutã (Roraima), ao ensino de ciências, a biologia, ecologia além de aspectos socioambientais que provavelmente, sem a ajuda desse meio didático dificilmente seria observado, uma vez que sua rara organização se dá abaixo do solo onde vivemos.

Um aluno que visita uma aula prática, um museu ou uma feira de ciências, tem maior chance de construir uma correlação entre o conhecimento teórico e o prático. Nesse momento de integração de saberes, ocorre a junção de informações em que os alunos agregam os conhecimentos prévios e assim, a aprendizagem significativa é construída (AUSUBEL, 1963).

Segue abaixo, fotos do formigueiro de Atta sp montado pelo professor Paulo Maroti, na Universidade Federal de Sergipe (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas).

Figura 1 – Formigueiro didático de Atta sp: visão geral do formigueiro com a divisão de panelas (fungo e lixo) e arena de forrageamento. (Foto: prof. Paulo Maroti)

Forrageamento é um termo técnico para designar o local onde os alimentos estão disponíveis para que o animal ou inseto colete e leve para seu ninho, para alimentar sua prole.

Figura 2 – Formigueiro didático de Atta sp: destaque para a panela de fungo com destaque as pupas (brancas) em estágio de dormência de Atta sp. (Foto: prof. Paulo Maroti)
Figura 3 – Formigueiro didático de Atta sp: destaque para a arena de forrageamento (Foto: prof. Paulo Maroti)